O básico de Banco de Dados #1
Pessoal, resolvi criar um série de posts para fixar meu conhecimento em Banco de Dados. Minha ideia é criar vários posts para não ficar muito grande.
Como eu uso Linux eu optei pelo terminal, mas caso queira usar alguma IDE, fique a vontade.
Vamos começar criando um projeto simples de controle de gastos, vou utilizar o Mysql.
Primeiro passo é você logar no mysql com o seu usuario com o seguinte comando: mysql -uroot -p
Create
Agora podemos criar nosso Banco com o comando: create database controle_gastos;
Feito isso, você vai receber uma mensagem dizendo que está tudo ok. Caso queria verificar se realmente o banco foi criado, você pode usar o comando: show databases; para ver os bancos que foram criados, o nosso realmente foi, como podemos ver na imagem abaixo.
Agora temos que entrar nesse banco para pode criar as tabelas, podemos fazer isso com o comando: use controle_gastos;
Com o banco criado, agora temos que criar um tabela que vai receber os dados. Só que, antes, teremos que difinir a estrutura da tabela. Nessa nossa tabela, a ideia é fazer um controle de gastos, mas quais as informações que queremos ver nessa tabela?
Bom, eu pensei em id, data, valor e observacao. Lembrando que teremos que definir o tipo de cada um desses atributos.
Podemos fazer isso com o seguinte comando: create table Gastos(id int auto_increment primary-key, data date, valor double, observacoes varchar(255));
O auto_increment é para preencher a id automaticamente. A primary-key é pra caso queiramos buscar uma linha toda pela a id.
Tabela criada, mas podemos ver se ela realmente foi criada e se há outras tabelas nesse banco. Vamos usar novamente o comando show só que agora para consultar as tabelas
Podemos ver também a estrutura da nossa tabela com o comando: desc Gastos
Insert into
Agora podemos inserir nossos gastos na tabela, para isso iremos utilizar o comando: insert into e values(para passar os valores)
Select
Prontinho, valores inseridos na tabela. Mas como eu posso ver a tabela? Simples, usando o comando select. Podemos utilizar ele de diversas formas, uma delas é para ver a tabela toda, para isso usamos o '*', o comando fica assim: select * from gastos; O from é pra dizer de qual tabela você quer ver as informações, no nosso caso é a única que criamos, a gastos.
Caso você queira ver apenas os valores, basta trocar o '*' por 'valor'. Caso queira ver data e valor basta trocar o '*' por 'data, valor' e assim por diante, uma dica é brincar bastante com isso.
Agora vou inserir um monte de dados
Pronto pessoal, mas e se eu quiser filtrar minhas buscas, é possível? Sim, com o comando where. Digamos que eu queria ver todos os gastos menores do que 10,00
Reparem que ele me mostrou somente os valor menores ou iguais a 10.
Um outro exemplo usando Data
Nesse exemplo eu pedi para me mostrar todos os gastos com a data acima do dia 18.
Outro exemplo, esse é um filtro mais especifico
Nesse exemplo, eu pedi todos os valores abaixo de 300 com a id menor o igual a 6. Na id 8, a tabela tinha um linha com o valor 300, mas como pedi com a ID menor ou igual a 6, não apareceu na tabela.
Espero que tenha ficado claro hehe, em caso de dúvidas deixe um comentário que eu irei responder o mais rápido possível.
Até a próxima ;)
continue :)
ResponderExcluir